segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

a minha ignorância...

... é do piorio!...

Ontem quis experimentar fazer uma receita de biscoitos, que tinha como ingrediente principal Nutella.

Há muitos anos, cá em casa, de vez em quando, havia Tulicreme, com o qual fazíamos sandes de pão. Depois, talvez por enjoo, não sei bem, o Tulicreme deixou de entrar na nossa alimentação. Entretanto, no mercado apareceram outros cremes de chocolate para barrar no pão, entre eles a Nutella e, até ontem, eu estava convencida que Nutellas, Tulicremes e afins eram todos a mesma coisa.

Fui ao supermercado e comprei Tulicreme, porque era o único à vista, na prateleira das manteigas.

Embora muito céptica em relação ao resultado dos biscoitos (aquilo era só manteigas?!) avancei com a mistela, que levava mais uns frutos secos e flocos de aveia.

Claro que, depois de um tempinho no forno, os biscoitos no tabuleiro se haviam transformado numa piscina de manteiga chocolatada com flocos de aveia e outros nadadores.

Pensei que a senhora se teria esquecido de mencionar algum ingrediente, até que hoje, quando voltei ao supermercado para comprar outras coisas, me deparei com a famosa Nutella, numa prateleira não refrigerada. Foi então que se fez luz na minha cabeça... cabaça, melhor dizendo!... A Nutella não tem nada a ver com o Tulicreme, senão não poderia estar ao pé das compotas e se eu me tivesse informado melhor antes, os biscoitos poderiam ter saído do forno em forma de biscoitos.

Agora já tenho a Nutella para tentar de novo a receita, mas o cheiro enjoativo de tanta manteiga derretida ainda está entranhado no meu nariz, portanto, a experiência vai ter de esperar mais um tempo.

3 comentários:

Dark Night Walker disse...

ahah Já fiz pior, uma vez para fazer mousse, misturei as gemas com o chocolate ainda quente. O resultado é obvio...
É mesmo assim que nós aprendemos, à segunda vez sai sempre melhor :P

Maariah disse...

Definitivamente Nutella e Tulicreme não são a mesma coisa. Do que me me lembro Nutella tem na mistura avelãs, o que eu detesto. Já Tulicreme parece-me bem. Mesmo bem. Aliás, fiquei com saudades de comer pão com tulicreme. Na próxima ida ao supermercado, hei-de comprar (nem sabia que ainda se vendia).

lélé disse...

Dark Night Walker... Acho que nos havíamos de dar bem na cozinha! De certeza que iriam sair novas receitas... intragáveis, mas novas, por certo!...
Na parte dos salgados já estou a conseguir fazer alguma coisa comestível, mas na área dos doces tenho a mão podre, de certeza!

Maariah... Pois, a Nutella tem avelãs (pelo menos é o que lá diz), mas acho que há sem avelãs, não? E então, já mataste saudades do Tulicreme? Esse, tão cedo não tenciono vê-lo nem coberto de chocolate!...